segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO –


O Projeto deve conter:
· Justificativa – Para que fazer?
Desenvolver as razões pelas quais se julga necessário / plausível a execução do projeto.
· Objetivo – Por que fazer?
Relacionar os resultados a serem alcançados e os impactos esperados, por meio de indicadores que possam ser quantificados ou qualificados. Definir metas parciais e finais do  projeto que pode ser dividido em subprojetos organizados em eixos.
· Desenvolvimento: Grupo de Trabalho – Quem está disposto?
Analisar qual a capacidade real da Instituição para executar o projeto em relação à
disponibilidade de pessoal para elaboração e implementação das atividades propostas / planejadas.
· Desenvolvimento: Plano de Ação – Como fazer?
As ações do projeto originam-se diretamente dos resultados a serem obtidos e constituem-se em uma ou mais tarefas concretas que serão executadas para a obtenção dos mesmos (podem ser descritas as utilizações dos espaços e equipamentos escolares).
· Desenvolvimento: Público Alvo – A quem se destina?
Conhecer a realidade da comunidade para definir os grupos a serem beneficiados em cada atividade proposta, considerando sua natureza e especificidade.
· Desenvolvimento: Cronograma – Quando?
A partir da definição das atividades, deve-se elaborar um cronograma onde serão indicados os períodos para a execução das ações.
· Desenvolvimento: Recursos – O que é necessário?
São os meios necessários para a realização dos projetos: equipamentos, materiais de
consumo e/ou recursos humanos.
· Avaliação – Quais resultados? O que pode ser modificado?
Descreva os resultados esperados e as metas (quantificação dos resultados esperados em %,  nº...) para cada objetivo. Após o início das atividades, sempre há a necessidade de reajustes e  revisão do percurso, para que os objetivos sejam atingidos. É importante que no texto inicial do projeto já sejam previstas formas de realizar o acompanhamento das atividades, especialmente para avaliar o grau de satisfação do conjunto de participantes.
· Anexos / Registro – Como podemos contar nossa história?
Formas de registrar as experiências – escrevendo, fotografando, gravando, filmando... Todo o material que facilitar o entendimento do projeto que se pretendeu realizar.
· Referências Bibliográficas – Qual embasamento teórico?
Citação de todas as fontes consultadas que embasaram as ideias propostas e desenvolvidas no projeto. Organizada em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores e de acordo com as  normas da ABNT.

FONTE: PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

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