quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2º ANO ENSINO MÉDIO


         E interessante os alunos saberem logo no início do ano qual conteúdo será abordado ao longo do ano letivo. Então segue abaixo o conteúdo do 2º ano Ensino Médio...Boa leitura....
CONTEÚDO
I.MORFOSSINTAXE I
1.Frase
2.Oração
3.Período
4.Análise do período simples
5.Pontuação do período simples
COMPETÊNCIAS
1. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.
2. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade.
3. Conhecer e empregar os morfemas gramaticais da língua portuguesa como mecanismo de produtividade do discurso.
4. Reconhecer enunciados estruturados em função dos gêneros e das intenções discursivas do texto.
5. Compreender os mecanismos sintáticos de construção da oração, do período e do texto, não só na produção como na recepção de texto.
6. Reconhecer/utilizar a pontuação como recurso sintático e estilístico na produção de texto.
HABILIDADES
1. Identificar as palavras quanto à classe morfológica em diferentes estruturas sintáticas.
2. Verificar por meio de questões propostas o papel das classes de palavras na construção do sentido do texto.
3. Analisar, do ponto de vista semântico-discursivo, certos aspectos que envolvem as classes gramaticais.
4. Proceder a escolhas lexicais adequadas à proposta de textos.
5. Identificar recursos que estabelecem a coesão no texto.
6. Justificar as escolhas lexicais à luz tanto da coesão textual, como da modalidade da língua, como da variante lingüística, como ainda das intenções do autor.
7. Identificar/explicitar mudanças de sentido ocasionadas pela inversão da ordem das palavras no enunciado.
8.Reconhecer enunciados estruturados segundo a norma culta.
9. Identificar efeitos comunicativos (realce do sujeito ou do objeto da voz ativa, ocultamento do sujeito da voz ativa) ocasionados por enunciados expressos na voz ativa ou passiva.
10.Identificar enunciados fragmentados em função das intenções comunicativas.
11.Empregar adequadamente os sinais de pontuação, considerando a intencionalidade discursiva.
BIMESTRE II
CONTEÚDO
I.MORFOSSINTAXE II
1.Frase
2.Oração
3.Período
4.Análise do período simples
5.Pontuação do período simples
COMPETÊNCIAS
1. Reconhecer enunciados estruturados em função dos gêneros e das intenções discursivas do texto.
2. Compreender os mecanismos sintáticos de construção da oração, do período e do texto, não só na produção como na recepção de texto.
3. Reconhecer/utilizar a pontuação como recurso sintático e estilístico na produção de texto.
4. Compreender a real função dos termos da oração na (des)construção do texto.
HABILIDADES
1. Reconhecer enunciados estruturados segundo a norma culta.
2. Pontuar adequadamente o período composto por coordenação.
3. Identificar as palavras quanto à função mofossintática em diferentes estruturas sintáticas.
4.Estruturar sintagmas oracionais segundo a sintaxe do português.
5.Empregar adequadamente os sinais de pontuação, considerando a intencionalidade discursiva.
BIMESTRE III
CONTEÚDO
I. MORFOSSINTAXE III
1.Concordância Nominal
2.Concordância Verbal
COMPETÊNCIAS
1. Conhecer enunciados estruturados em função das intenções comunicativas do texto.
2. Identificar relações entre idéias no texto e os recursos coesivos usados em função dessas relações.
3. Analisar e justificar os efeitos de sentido de uma concordância nominal e verbal.
HABILIDADES
1.Reconhecer enunciados estruturados segundo a norma culta.
2.Estruturar sintagmas oracionais segundo a sintaxe de concordância nominal e verbal.
BIMESTRE IV
CONTEÚDO
I. MORFOSSINTAXE IV
1.Regência Nominal
2.Regência Verbal
3.Crase
COMPETÊNCIAS
1. Reconhecer a constituição da oração, do período, do parágrafo e do texto segundo as intenções do autor, não apenas quanto à hierarquia dos constituintes, como também à ausência desses no texto.
2. Identificar relações sintático-semânticas entre idéias no texto e os recursos lingüísticos usados em função dessas relações.
2. Analisar e justificar os efeitos de sentido de uma regência nominal e verbal.
HABILIDADES
1.Reconhecer os fenômenos semântico-pragmáticos em textos.
2. Analisar, do ponto de vista semântico-discursivo, certos aspectos que envolvem a construção do texto.
3. Proceder a escolhas lexicais adequadas à proposta de textos.
4. Identificar recursos que estabelecem a coesão no texto.
5. Justificar as escolhas lexicais à luz tanto da coesão textual, como da modalidade da língua, como da variante lingüística, como ainda das intenções do autor.
6.Estruturar sintagmas oracionais segundo a sintaxe de regência nominal e verbal.
7. Empregar adequadamente o acento indicativo da crase.

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