domingo, 27 de janeiro de 2013

Dicas de Redação


Dicas de redação

23/10/2012 - Por Sandra Lamego - Em Dicas 
Uma das etapas mais importantes tanto do Enem quanto de vestibulares, a redação é muitas vezes motivo de aflição para os candidatos. Sobre o que escrever? Quais termos devem ser evitados? A professora de língua portuguesa do sistema Ético e da Editora Saraiva,  Vera Lúcia Pereira dos Santos, dá dez dicas para você se sair bem nas provas.
Organize as ideias antes de começar a escrever
Fazer um roteiro pode ajudar o estudante a organizar as ideias. Este deve partir da situação-problema oferecida na prova. Depois, o aluno deve encontrar argumentos que defendam a sua opinião sobre o tema.
Cuidado com a gramática
Além de escrever de forma objetiva, o estudante deve tomar muito cuidado com o português. A professora alerta que saber acentuar, conhecer os preceitos de ortografia, os pronomes e verbos é essencial. Também é preciso ficar atento às regras de concordância verbal e nominal.
Evite expressões como “eu acho” e “eu penso”
As frases devem ser curtas, sem inversão de sequência de dados e opiniões com linguagens simples. Explore sua ideia e construa argumentos em cima delas.
Saiba cercar-se de fontes
Para fazer uma boa redação, o aluno pode escolher uma coletânea de textos e livros que o auxilie como referência. Mas cuidado: as frases não devem ser transcritas. A redação precisa ter autonomia em relação à proposta para que até um leitor que desconheça o tema do exame entenda.
Concilie tema e proposta
Independente de qual for a sua opinião sobre o assunto, é importante que ela seja defendida com sensatez. Mostre que compreendeu o tema e que sabe contextualizá-lo de maneira crítica e clara.
Evite fórmulas prontas
Existem pessoas que colecionam formas mágicas e técnicas que acabam em um texto de baixo nível ou sem noção de autoria. O ideal é utilizar termos claros e não tentar impressionar com expressões antigas. Seja simples e direto.
Tenha estilo próprio

É muito importante que a redação tenha um rosto próprio, uma marca. Desta forma, o texto será único.
Mantenha-se atualizado
Estar atento a tudo que está acontecendo é muito importante para enriquecer o repertório. Fique de olho nos principais fatos do País e do mundo.
Título e tema devem estar em sintonia
É muito comum o vestibulando ou concurseiro se desviar do tema quando escreve um título sem relação com a proposta pedida. O ideal é formulá-lo quando o texto já estiver pronto, assim ele conseguirá sintetizar tudo o que foi dito.
Fuja do “internetês”
Em uma redação, é fundamental utilizar a norma culta, portanto evite as abreviações e marcas de oralidade como “né” e “ok”. Preste atenção também a equívocos comuns como “mortandela” e “perca” (em vez de “perda”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário