sábado, 26 de janeiro de 2013

Volta às aulas...


      É MUITO ANSIEDADE PARA OS ALUNOS? É MUITA ANSIEDADE PARA NÓS TAMBÉM. PROFESSOR QUE SE PREZE SEMPRE FICA TAMBÉM ANSIOSO EM SABER COMO ESTÃO SEUS ALUNOS OU COMO SERÃO AQUELES QUE INICIARAM UM ANO LETIVO EM UMA NOVA ESCOLA, NOVA SALA E POR QUE NÃO DIZER EM ALGUMAS VEZES, UM NOVO ESTADO?!?!?!

      ABAIXO SEGUE UM TEXTO QUE ENCONTREI NO SITE www.educarparacrescer.com.br E PERCEBI QUE É INTERESSANTE DIVIDIR COM VOCêS... BOA LEITURA!!!

VOLTA ÀS AULAS

Professor: prazer em conhecê-lo!

No início do ano letivo, converse com os responsáveis pelo aprendizado de seu filho e dê o primeiro passo rumo a uma relação de confiança mútua


21/01/2013 15:39 
Educar
Foto: Aline Casassa
Foto: Pais e professores devem ser aliados na Educação das crianças e jovens!
Pais e professores devem ser aliados na Educação das crianças e jovens!

O professor terá um papel central na vida de seu filho durante este ano e é possível que fique em sua memória por toda a vida. Conhecer bem o professor de seu filho e vê-lo como um aliado na educação é uma tarefa vantajosa para todos os envolvidos e que começa com as aulas, na primeira reunião - caso não haja um encontro oficial, cabe a você marcá-lo.

Não se esqueça, ainda, de que o professor está ansioso para conhecer os alunos e seus pais nesse início de ciclo. "Assim como ele é uma figura nova na vida de cada família, as crianças também são novas para ele", observa a coordenadora Viviane Morotti Sousa Castro, que coordena a Educação Infantil e o Fundamental I do Colégio Objetivo - Unidade Embaré de Santos (SP), completando: "Humanizando essas relações, tudo fica mais fácil". 
Um começo de relação sólido evita futuros desentendimentos. Pais e professores que não entram em um acordo sobre as provas e a lição de casa, por exemplo, são uma receita para o desastre, sobretudo nos primeiros anos de vida escolar da criança - e, o pior, a grande prejudicada nessa história é a criança mesma. 
"Se os pais não confiam em nosso trabalho, é garantia de que haverá problemas ao longo do ano", alerta a professora Maria Aparecida de Paula Vieira Freitas, do Fundamental I da EMEF Alceu Amoroso Lima, de São Paulo. "É preciso ver o pai como um amigo, um aliado. E vice-versa", aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário