quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3º ANO ENSINO MÉDIO


 E interessante os alunos saberem logo no início do ano qual conteúdo será abordado ao longo do ano letivo. Então segue abaixo o conteúdo do 2º ano Ensino Médio...Boa leitura....
BIMESTRE I - CONTEÚDO
1. LINGUAGEM
*Níveis de linguagem
*Linguagem verbal e não-verbal
*Elementos da comunicação
*Funções da comunicação.
*Conotação e denotação.
*Figuras de linguagem
2. EMPREGO DE CLASSES GRAMATICAIS I
*Pronome
*Preposição
*Verbo
3. RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS
*Funções sintáticas
4. ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS
COMPETÊNCIAS
1. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
2. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade.
3. Compreender os mecanismos sintáticos de construção da oração, do período e do texto, não só na produção como na recepção de textos.
4. Analisar os recursos expressivos da linguagem estilística.
HABILIDADES
1. Reconhecer a competência comunicativa do usuário da língua como a capacidade deste de empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação.
2. Relacionar informações verbais e não-verbais implícitas ou explícitas no texto.
2.Reconhecer os sentidos produzidos por aspectos não-verbais do texto.
3.Identificar os elementos da comunicação.
4. Reconhecer o emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem.
5. Identificar as variantes lingüísticas e suas marcas representativas.
6. Empregar adequadamente as palavras quanto ao nível de (in)formalidade do texto.
7. Identificar a função da linguagem predominante em textos e/ou fragmentos de textos.
8. Identificar figuras de linguagem, explicitando o seu sentido
9. Identificar as palavras quanto à classe morfológica em diferentes estruturas sintáticas.
10. Verificar por meio de questões propostas o papel das classes de palavras na construção do sentido do texto.
11. Analisar, do ponto de vista semântico-discursivo, certos aspectos que envolvem as classes gramaticais.
12. Proceder a escolhas lexicais adequadas à proposta de textos.
13.Pontuar enunciados de acordo com as normas da linguagem culta.
14. Identificar o período simples e o composto.
15. Identificar relações lógico-semânticas e sintáticas entre idéias no texto e os recursos lingüísticos usados em função dessas relações.
16. Identificar as funções sintáticas desempenhadas pelas classes gramaticais na oração.
BIMESTRE II - CONTEÚDO
1. EMPREGO DE CLASSES GRAMATICAIS II
*Conjunção
2. PONTUAÇÃO
3. ESTRUTURA DO PERÍODO COMPOSTO
4. FUNÇÕES DO QUE E DO SE
COMPETÊNCIAS
1. Compreender que o ritmo apressado do cotidiano das grandes cidades transforma a comunicação: economia e agilidade são marcas da linguagem nos dias atuais.
2.Conhecer enunciados estruturados em função das intenções comunicativas do texto.
3. Perceber a importância da pontuação como expediente na estrutura sintático-semântica do texto.
4. Analisar os recursos expressivos da linguagem estilística.
HABILIDADES
1. Analisar, do ponto de vista semântico-discursivo, certos aspectos que envolvem as classes gramaticais.
2. Proceder a escolhas lexicais adequadas à proposta de textos.
3. Identificar relações lógico-semânticas e sintáticas entre idéias no texto e os recursos lingüísticos usados em função dessas relações.
4.Pontuar adequadamente, segundo os padrões da norma culta.
5.Reconhecer enunciados estruturados segundo a norma culta.
6.Empregar adequadamente as palavras, segundo o valor semântico que expressam no texto.
7.Escrever as palavras de acordo com as regras de ortografia, considerando o valor semântico delas.
8.Estruturar sintagmas oracionais segundo a sintaxe de concordância nominal e verbal..
9.Identificar as estruturas do período composto.
10.Identificar as funções do Que e do Se.
BIMESTRE III  -  CONTEÚDO
1. REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL
2. CRASE
3. COLOCAÇÃO PRONOMINAL
4. CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
5. RELAÇÕES SINTÁTICO-SEMÂNTICAS
6. RELAÇÕES SEMÂNTICO-DISCURSIVAS
COMPETÊNCIAS
1. Saber os sentidos das palavras e de seus elementos significativos.
2. Identificar relações entre idéias no texto e os recursos coesivos usados em função dessas relações.
3. Analisar e justificar os efeitos de sentido de uma concordância nominal e verbal no texto.
HABILIDADES
1.Estruturar sintagmas oracionais segundo a sintaxe de regência verbal e nominal.
2.Empregar adequadamente o acento grave.
3. Identificar o acento grave como o indicador da crase.
4.Reconhecer enunciados estruturados segundo a norma culta.
5. Identificar recursos que estabelecem a coesão no texto.
6.Justificar as escolhas lexicais à luz tanto da coesão textual, como da modalidade da língua, como da variante lingüística, como ainda das intenções do autor.
7. Reconhecer os tipos de colocação pronominal, empregando adequadamente os pronomes oblíquos em estruturas oracionais.
9.Estruturar sintagmas oracionais segundo a sintaxe de concordância verbal.
10.Identificar relações sintático-semânticas entre idéias no texto e os recursos lingüísticos usados em função dessas relações.
BIMESTRE IV - CONTEÚDO
1. REVISÃO GERAL
COMPETÊNCIAS
1. Conhecer a competência comunicativa do usuário da língua como a capacidade deste de empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação.
HABILIDADES
1. Empregar adequadamente as regras da língua padrão culta

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