QUESTÕES DE VESTIBULAR
1) (ITA-SP) Quando...
2) (UFPR-CCCV) Componha um
texto que possa ter por título este trecho de Valsinha, de Chico Buarque e
Vinícius de Moraes:
O MUNDO COMPREENDEU E O DIA AMANHECEU EM PAZ.
3) (FUVEST-SP) Trace uma linha
horizontal dividindo ao meio a página destinada à redação.
Na parte superior analise o significado da frase
“O menino é o pai do homem”.
Na parte inferior narre um fato de sua infância
que você considere significativo para sua formação.
4) (FUVEST-SP) Suponha que você
foi surpreendentemente convidado para uma festa de pessoas que mal conhece.
Conte, num texto em prosa, o que teria ocorrido, imaginando também os
pormenores da situação. Não deixe de transmitir suas possíveis reflexões e
impressões. Evite expressões desgastadas e ideias prontas.
5) (FUVEST)Uma indignação, uma raiva
cheia de desprezo crescia dentro do peito de Vicente Lemes à proporção que ia
lendo os autos. Um homem rico como Clemente Chapadense e sua viúva apresentando
a inventário tão-somente a casinha do povoado! Veja se tinha cabimento! E as
duzentas e tantas cabeças de gado, gente? E os dois sítios no município, onde
ficaram? Ora bolas! Todo mundo sabia da existência desses trens que estavam
sendo ocultados.
Ainda se fossem bens de pequeno valor, vá lá,
que inventário nunca arrola tudo. Tem muita coisa que fica por fora. Mas
naquele caso, não. Eram dois sítios, duzentas e tantas reses, cuja existência
andava no conhecimento dos habitantes da região. A vila inteira, embora ninguém
nada dissesse claramente, estava de olhos abertos assustando se tais bens
entrariam ou não entrariam no inventário.
Lugar pequeno, ah, lugar pequeno, em que cada um
vive vigiando o outro. Pela segunda vez Vicente Lemes lavrou o seu despacho,
exigindo que o inventariante completasse o rol de bens, sob pena de a Coletoria
Estadual o fazer.
Aí, como quem tira um peso da consciência,
levantou-se do tamborete e chegou à janela que dava para o Largo, lançando uma
olhadela para a casa onde funcionava o Cartório. Calma, a vila constituída pelo
conjunto de casas do Largo.
(Bernardo Elis, O Tronco)
Imagine os possíveis desfechos da situação
apresentada no texto de Bernardo Elis. Componha então duas breves redações que
consistam respectivamente em:
a) um desfecho trágico (limite: 10 linhas)
b) um desfecho cômico (limite: 10 linhas)
6) (UNICAMP) Ser ou não ser,
eis a questão.
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho
come.
Situações-limite são uma constante, tendo sido
retomadas tanto pela literatura como pela sabedoria popular.
Pensando nisso, escreva uma narrativa em primeira
pessoa, na qual o narrador não seja o protagonista da
ação. Considere os aspectos abaixo, que constituirão um roteiro para sua
narrativa, a qual pode corresponder a diferentes situações, como um drama
familiar, uma questão de ordem psicológica, uma aventura, etc.:
• uma
situação problemática, de cuja solução depende algo muito importante;
• uma tentativa de solução do
problema, pela escolha de um dos caminhos possíveis, todos
arriscados:ultrapassar ou não ultrapassar uma fronteira;
• uma
solução para o problema, mesmo que origine uma nova situação problemática.
7) (FAAP) Crie um texto de teor narrativo, imaginando a
seguinte situação: Você está a bordo de um foguete com a sonda automática em
direção ao cometa Halley. Durante o percurso, informam-lhe que haverá um
congestionamento de trânsito. De forma original e bastante criativa, apresente:
o local em que ocorrerá o fato; o modo como acontecerá.
8) (COMPANHIA DA ESCOLA) Proposta
Trabalhe a sua narrativa a partir do seguinte
recorte temático:
Em uma catástrofe, podemos encontrar de tudo:
desgraças, mortes, destruições. Mas em algo tão terrível, também é possível
deparamos com coisas boas: o amor, a bondade, a dedicação, a
cumplicidade...
Instruções:
Usando o cenário de uma catástrofe, crie uma
narrativa em que haja o encontro de dois personagens e o aparecimento de um dos
sentimentos acima.
Invente outros personagens, se precisar.
Sua história poderá ser em primeira ou terceira
pessoa.
9 - (UESC-2007)
INSTRUÇÕES:
· Leia, com atenção, os dois temas propostos. Em
seguida, ESCOLHA UM DELES e elabore sua Redação.
· Escreva sua Redação no espaço reservado ao
rascunho.
· Transcreva seu texto na Folha de Redação, usando
caneta de tinta azul ou preta.
· Não utilize letra de imprensa.
Será anulada a Redação
— redigida fora do tema proposto;
— apresentada em forma de verso;
— assinada fora do campo próprio;
— escrita a lápis ou de forma ilegível;
Tema I.
Até meados da década de 1980, o Estado ditou, de
forma centralizada, a política ambiental a ser seguida no Brasil. A partir de
então, o processo de formulação e implementação da política ambiental no país
passou a ser, cada vez mais, produto da interação entre idéias, valores e
estratégias de ação de atores sociais diversos, num campo marcado por
contradições, alianças e conflitos que emergem da multiplicidade de interesses
envolvidos com o problema da proteção do meio ambiente. A esfera estatal
continua sendo, contudo, a instância em que se negociam decisões e em que
conceitos são instrumentalizados em políticas públicas para o setor.
As transformações no processo de instituição de
políticas voltadas ao controle e mitigação dos problemas ambientais – redefinindo
prioridades, arranjos institucionais e padrões de relação entre organismos
estatais e não-estatais – resultaram na necessidade de se repensarem as
estratégias de gestão pública. Democratização dos processos de tomada de
decisão, ampliação da participação da sociedade civil na resolução dos
problemas ambientais e descentralização das atividades de monitoramento e
fiscalização passaram a fundamentar modelos alternativos de gestão ambiental.
(CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA, Antônio José
Ferreira (Org.) A questão ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 2003. p. 43.)
Com base nas idéias presentes no fragmento em
destaque e nos seus conhecimentos, produza um texto sobre o tema:
As condições do meio ambiente e o reflexo disso
nas relações socioeconômicas no sul da Bahia.
RECORTE: Seu texto pode ser dissertativo ou
narrativo. Caso você opte pela dissertação, o texto deverá
conter argumentos e opiniões que apóiem os seus pontos de vista e a sua
proposta para essas questões. Se você optar pela narração, o
texto deverá conter fatos e exemplos pertinentes ao tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário