domingo, 28 de abril de 2013

TEMAS DE REDAÇÃO NARRATIVA




QUESTÕES DE VESTIBULAR

1) (ITA-SP) Quando...

2) (UFPR-CCCV) Componha um texto que possa ter por título este trecho de Valsinha, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes:
O MUNDO COMPREENDEU E O DIA AMANHECEU EM PAZ.

3) (FUVEST-SP) Trace uma linha horizontal dividindo ao meio a página destinada à redação.
Na parte superior analise o significado da frase “O menino é o pai do homem”.
Na parte inferior narre um fato de sua infância que você considere significativo para sua formação.

4) (FUVEST-SP) Suponha que você foi surpreendentemente convidado para uma festa de pessoas que mal conhece. Conte, num texto em prosa, o que teria ocorrido, imaginando também os pormenores da situação. Não deixe de transmitir suas possíveis reflexões e impressões. Evite expressões desgastadas e ideias prontas.

5) (FUVEST)Uma indignação, uma raiva cheia de desprezo crescia dentro do peito de Vicente Lemes à proporção que ia lendo os autos. Um homem rico como Clemente Chapadense e sua viúva apresentando a inventário tão-somente a casinha do povoado! Veja se tinha cabimento! E as duzentas e tantas cabeças de gado, gente? E os dois sítios no município, onde ficaram? Ora bolas! Todo mundo sabia da existência desses trens que estavam sendo ocultados.
Ainda se fossem bens de pequeno valor, vá lá, que inventário nunca arrola tudo. Tem muita coisa que fica por fora. Mas naquele caso, não. Eram dois sítios, duzentas e tantas reses, cuja existência andava no conhecimento dos habitantes da região. A vila inteira, embora ninguém nada dissesse claramente, estava de olhos abertos assustando se tais bens entrariam ou não entrariam no inventário.
Lugar pequeno, ah, lugar pequeno, em que cada um vive vigiando o outro. Pela segunda vez Vicente Lemes lavrou o seu despacho, exigindo que o inventariante completasse o rol de bens, sob pena de a Coletoria Estadual o fazer.
Aí, como quem tira um peso da consciência, levantou-se do tamborete e chegou à janela que dava para o Largo, lançando uma olhadela para a casa onde funcionava o Cartório. Calma, a vila constituída pelo conjunto de casas do Largo.
(Bernardo Elis, O Tronco)
Imagine os possíveis desfechos da situação apresentada no texto de Bernardo Elis. Componha então duas breves redações que consistam respectivamente em:
a)                   um desfecho trágico (limite: 10 linhas)
b)                   um desfecho cômico (limite: 10 linhas)

6) (UNICAMP) Ser ou não ser, eis a questão. 
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. 
Situações-limite são uma constante, tendo sido retomadas tanto pela literatura como pela sabedoria popular.
Pensando nisso, escreva uma narrativa em primeira pessoa, na qual o narrador não seja o protagonista da ação. Considere os aspectos abaixo, que constituirão um roteiro para sua narrativa, a qual pode corresponder a diferentes situações, como um drama familiar, uma questão de ordem psicológica, uma aventura, etc.:
       • uma situação problemática, de cuja solução depende algo muito importante;
   • uma tentativa de solução do problema, pela escolha de um dos caminhos possíveis, todos   arriscados:ultrapassar ou não ultrapassar uma fronteira;
       • uma solução para o problema, mesmo que origine uma nova situação problemática.

7) (FAAP) Crie um texto de teor narrativo, imaginando a seguinte situação: Você está a bordo de um foguete com a sonda automática em direção ao cometa Halley. Durante o percurso, informam-lhe que haverá um congestionamento de trânsito. De forma original e bastante criativa, apresente: o local em que ocorrerá o fato; o modo como acontecerá.

8) (COMPANHIA DA ESCOLA) Proposta
Trabalhe a sua narrativa a partir do seguinte recorte temático:
Em uma catástrofe, podemos encontrar de tudo: desgraças, mortes, destruições. Mas em algo tão terrível, também é possível deparamos com coisas boas:  o amor, a bondade, a dedicação, a cumplicidade...
Instruções:
Usando o cenário de uma catástrofe, crie uma narrativa em que haja o encontro de dois personagens e o aparecimento de um dos sentimentos acima.
Invente outros personagens, se precisar.
Sua história poderá ser em primeira ou terceira pessoa.

9 - (UESC-2007)
INSTRUÇÕES:
· Leia, com atenção, os dois temas propostos. Em seguida, ESCOLHA UM DELES e elabore sua Redação.
· Escreva sua Redação no espaço reservado ao rascunho.
· Transcreva seu texto na Folha de Redação, usando caneta de tinta azul ou preta.
· Não utilize letra de imprensa.
Será anulada a Redação
— redigida fora do tema proposto;
— apresentada em forma de verso;
— assinada fora do campo próprio;
— escrita a lápis ou de forma ilegível;

Tema I.
Até meados da década de 1980, o Estado ditou, de forma centralizada, a política ambiental a ser seguida no Brasil. A partir de então, o processo de formulação e implementação da política ambiental no país passou a ser, cada vez mais, produto da interação entre idéias, valores e estratégias de ação de atores sociais diversos, num campo marcado por contradições, alianças e conflitos que emergem da multiplicidade de interesses envolvidos com o problema da proteção do meio ambiente. A esfera estatal continua sendo, contudo, a instância em que se negociam decisões e em que conceitos são instrumentalizados em políticas públicas para o setor.
As transformações no processo de instituição de políticas voltadas ao controle e mitigação dos problemas ambientais – redefinindo prioridades, arranjos institucionais e padrões de relação entre organismos estatais e não-estatais – resultaram na necessidade de se repensarem as estratégias de gestão pública. Democratização dos processos de tomada de decisão, ampliação da participação da sociedade civil na resolução dos problemas ambientais e descentralização das atividades de monitoramento e fiscalização passaram a fundamentar modelos alternativos de gestão ambiental.
(CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA, Antônio José Ferreira (Org.) A questão ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 43.)

Com base nas idéias presentes no fragmento em destaque e nos seus conhecimentos, produza um texto sobre o tema:
As condições do meio ambiente e o reflexo disso nas relações socioeconômicas no sul da Bahia.

RECORTE: Seu texto pode ser dissertativo ou narrativo. Caso você opte pela dissertação, o texto deverá conter argumentos e opiniões que apóiem os seus pontos de vista e a sua proposta para essas questões. Se você optar pela narração, o texto deverá conter fatos e exemplos pertinentes ao tema.

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