APRESENTAÇÃO VISUAL DA REDAÇÃO
- O aluno deve preencher
     corretamente todos os itens do cabeçalho com letra legível.
 - Centralizar o título na
     primeira linha, sem aspas e sem grifo.
 - Pular uma linha entre o
     título e o texto para então iniciar a redação.
 - Fazer parágrafos distando
     mais ou menos três centímetros da margem e mantê-los alinhados.
 - Não ultrapassar as margens
     (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las.
 - Evitar rasuras e borrões. O
     erro deverá ser anulado com um traço apenas.
 - Apresentar letra legível,
     cursiva ou de forma.
 - Distinguir bem as maiúsculas
     das minúsculas, especialmente no uso de letra de forma.
 - Não exceda o número de
     linhas pautadas ou pedidas como limites máximos e mínimos. 
 - Escrever apenas com caneta
     preta ou azul. O rascunho ou esboço das ideias podem ser feitos a lápis e
     rasurados. O texto não será corrigido em caso de utilização de lápis ou
     caneta vermelha, verde, etc. na redação definitiva.
 
Lembretes
- Antes de começar a escrever,
     faça um esquema de seu texto, dividindo em parágrafos as ideias que
     pretende expor. Isso evita repetição ou esquecimento de alguma ideia.
 - Cheque se os pontos de vista
     que você vai defender não são contraditórios em relação à tese.
 - Não tenha preguiça de
     refazer seu texto várias vezes. É a melhor maneira de se chegar a um bom
     resultado.
 - Enquanto escreve, tenha
     sempre à mão um dicionário para checar a grafia das palavras e descobrir
     sinônimos para evitar repetições desnecessárias.
 - Escreva o que você pensa
     sobre o tema dado e não o que você acredita que o corretor do texto
     gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por
     emoções exageradas. Nunca se dirija ao leitor.
 - Não escreva sobre o que você
     não conhece, arriscando-se a incorrer em erros e imprecisões de conteúdo.
 
- Não use a 1a
     pessoa do singular ou plural; use a 3a pessoa do singular ou
     plural. Abandone de vez expressões como “Na minha opinião”, “Eu acho que”,
     “Bom, eu...”.
 
-  Não empregue palavras cujo significado
     seja desconhecido para você. Evite utilizar noções vagas, como “liberdade”,
     “democracia”, “injustiça”, “conscientização” ─ termos que têm um
     significado tão amplo que chegam a não significar nada.
 - Evite expressões do tipo
     “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”, “pobre”, “rico” ─
     são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos.
 - Evite o lugar-comum: frases
     feitas e expressões cristalizadas, como “a pureza das crianças” e “a
     sabedoria dos velhos”. Há crianças e velhos de todos os tipos.
 - Evite também gírias e a
     palavra “coisa” (procure o vocabulário adequado a cada idéia). Não use o
     “etc.”, nem abrevie palavras.
 - Procure não embromar,
     tentando preencher mais algumas linhas. Cada palavra deve ser fundamental
     e informativa na redação.
 - Não repita ideias tentando
     explicá-las melhor. Se você escrever com clareza, uma vez só basta.
 - Cuidado com o uso inadequado
     de conjunções. Elas podem estabelecer relações que não existem entre as
     frases e tornar o texto sem nexo.
 - Se formular uma pergunta na
     tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogações na argumentação e
     jamais as utilize na conclusão. Para aprofundar seus argumentos, suas
     afirmações, use exemplos, fatos notórios ou históricos, conhecimentos
     geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas através de
     leitura, estudo e aquisições culturais.
 - Respeite os limites
     indicados: evite escrever demais, pois você corre o risco de entediar o
     leitor e cometer erros.
 - Evite orações demasiadamente
     longas e parágrafos de uma só frase.
 - Dê um título coerente ao
     assunto abordado em seu texto.
 - Releia o texto depois de
     rascunhá-lo, para observar se você não “fugiu” ao tema proposto.
 - Passe o texto a limpo,
     procurando aprimorar o vocabulário. 
 
                                                                                                                                      PROFESSORA MARILENE GOMES. 
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