domingo, 1 de fevereiro de 2015

APRESENTAÇÃO VISUAL DA REDAÇÃO

APRESENTAÇÃO VISUAL DA REDAÇÃO
  • O aluno deve preencher corretamente todos os itens do cabeçalho com letra legível.
  • Centralizar o título na primeira linha, sem aspas e sem grifo.
  • Pular uma linha entre o título e o texto para então iniciar a redação.
  • Fazer parágrafos distando mais ou menos três centímetros da margem e mantê-los alinhados.
  • Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las.
  • Evitar rasuras e borrões. O erro deverá ser anulado com um traço apenas.
  • Apresentar letra legível, cursiva ou de forma.
  • Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas, especialmente no uso de letra de forma.
  • Não exceda o número de linhas pautadas ou pedidas como limites máximos e mínimos.
  • Escrever apenas com caneta preta ou azul. O rascunho ou esboço das ideias podem ser feitos a lápis e rasurados. O texto não será corrigido em caso de utilização de lápis ou caneta vermelha, verde, etc. na redação definitiva.
Lembretes
  • Antes de começar a escrever, faça um esquema de seu texto, dividindo em parágrafos as ideias que pretende expor. Isso evita repetição ou esquecimento de alguma ideia.
  • Cheque se os pontos de vista que você vai defender não são contraditórios em relação à tese.
  • Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes. É a melhor maneira de se chegar a um bom resultado.
  • Enquanto escreve, tenha sempre à mão um dicionário para checar a grafia das palavras e descobrir sinônimos para evitar repetições desnecessárias.
  • Escreva o que você pensa sobre o tema dado e não o que você acredita que o corretor do texto gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por emoções exageradas. Nunca se dirija ao leitor.
  • Não escreva sobre o que você não conhece, arriscando-se a incorrer em erros e imprecisões de conteúdo.
  • Não use a 1a pessoa do singular ou plural; use a 3a pessoa do singular ou plural. Abandone de vez expressões como “Na minha opinião”, “Eu acho que”, “Bom, eu...”.
  •  Não empregue palavras cujo significado seja desconhecido para você. Evite utilizar noções vagas, como “liberdade”, “democracia”, “injustiça”, “conscientização” ─ termos que têm um significado tão amplo que chegam a não significar nada.
  • Evite expressões do tipo “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”, “pobre”, “rico” ─ são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos.
  • Evite o lugar-comum: frases feitas e expressões cristalizadas, como “a pureza das crianças” e “a sabedoria dos velhos”. Há crianças e velhos de todos os tipos.
  • Evite também gírias e a palavra “coisa” (procure o vocabulário adequado a cada idéia). Não use o “etc.”, nem abrevie palavras.
  • Procure não embromar, tentando preencher mais algumas linhas. Cada palavra deve ser fundamental e informativa na redação.
  • Não repita ideias tentando explicá-las melhor. Se você escrever com clareza, uma vez só basta.
  • Cuidado com o uso inadequado de conjunções. Elas podem estabelecer relações que não existem entre as frases e tornar o texto sem nexo.
  • Se formular uma pergunta na tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogações na argumentação e jamais as utilize na conclusão. Para aprofundar seus argumentos, suas afirmações, use exemplos, fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas através de leitura, estudo e aquisições culturais.
  • Respeite os limites indicados: evite escrever demais, pois você corre o risco de entediar o leitor e cometer erros.
  • Evite orações demasiadamente longas e parágrafos de uma só frase.
  • Dê um título coerente ao assunto abordado em seu texto.
  • Releia o texto depois de rascunhá-lo, para observar se você não “fugiu” ao tema proposto.
  • Passe o texto a limpo, procurando aprimorar o vocabulário.

                                                                                                                                      PROFESSORA MARILENE GOMES. 

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