APRESENTAÇÃO VISUAL DA REDAÇÃO
- O aluno deve preencher
corretamente todos os itens do cabeçalho com letra legível.
- Centralizar o título na
primeira linha, sem aspas e sem grifo.
- Pular uma linha entre o
título e o texto para então iniciar a redação.
- Fazer parágrafos distando
mais ou menos três centímetros da margem e mantê-los alinhados.
- Não ultrapassar as margens
(direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las.
- Evitar rasuras e borrões. O
erro deverá ser anulado com um traço apenas.
- Apresentar letra legível,
cursiva ou de forma.
- Distinguir bem as maiúsculas
das minúsculas, especialmente no uso de letra de forma.
- Não exceda o número de
linhas pautadas ou pedidas como limites máximos e mínimos.
- Escrever apenas com caneta
preta ou azul. O rascunho ou esboço das ideias podem ser feitos a lápis e
rasurados. O texto não será corrigido em caso de utilização de lápis ou
caneta vermelha, verde, etc. na redação definitiva.
Lembretes
- Antes de começar a escrever,
faça um esquema de seu texto, dividindo em parágrafos as ideias que
pretende expor. Isso evita repetição ou esquecimento de alguma ideia.
- Cheque se os pontos de vista
que você vai defender não são contraditórios em relação à tese.
- Não tenha preguiça de
refazer seu texto várias vezes. É a melhor maneira de se chegar a um bom
resultado.
- Enquanto escreve, tenha
sempre à mão um dicionário para checar a grafia das palavras e descobrir
sinônimos para evitar repetições desnecessárias.
- Escreva o que você pensa
sobre o tema dado e não o que você acredita que o corretor do texto
gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por
emoções exageradas. Nunca se dirija ao leitor.
- Não escreva sobre o que você
não conhece, arriscando-se a incorrer em erros e imprecisões de conteúdo.
- Não use a 1a
pessoa do singular ou plural; use a 3a pessoa do singular ou
plural. Abandone de vez expressões como “Na minha opinião”, “Eu acho que”,
“Bom, eu...”.
- Não empregue palavras cujo significado
seja desconhecido para você. Evite utilizar noções vagas, como “liberdade”,
“democracia”, “injustiça”, “conscientização” ─ termos que têm um
significado tão amplo que chegam a não significar nada.
- Evite expressões do tipo
“belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”, “pobre”, “rico” ─
são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos.
- Evite o lugar-comum: frases
feitas e expressões cristalizadas, como “a pureza das crianças” e “a
sabedoria dos velhos”. Há crianças e velhos de todos os tipos.
- Evite também gírias e a
palavra “coisa” (procure o vocabulário adequado a cada idéia). Não use o
“etc.”, nem abrevie palavras.
- Procure não embromar,
tentando preencher mais algumas linhas. Cada palavra deve ser fundamental
e informativa na redação.
- Não repita ideias tentando
explicá-las melhor. Se você escrever com clareza, uma vez só basta.
- Cuidado com o uso inadequado
de conjunções. Elas podem estabelecer relações que não existem entre as
frases e tornar o texto sem nexo.
- Se formular uma pergunta na
tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogações na argumentação e
jamais as utilize na conclusão. Para aprofundar seus argumentos, suas
afirmações, use exemplos, fatos notórios ou históricos, conhecimentos
geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas através de
leitura, estudo e aquisições culturais.
- Respeite os limites
indicados: evite escrever demais, pois você corre o risco de entediar o
leitor e cometer erros.
- Evite orações demasiadamente
longas e parágrafos de uma só frase.
- Dê um título coerente ao
assunto abordado em seu texto.
- Releia o texto depois de
rascunhá-lo, para observar se você não “fugiu” ao tema proposto.
- Passe o texto a limpo,
procurando aprimorar o vocabulário.
PROFESSORA MARILENE GOMES.
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