SUBSTANTIVO – é a classe de palavra variável que denomina todos os seres. Sob o ponto de vista de composição pode ser simples, composto, primitivo e derivado. Sob o ponto de vista de significação pode ser comum, próprio, concreto e abstrato.
ARTIGO – é a classe de palavra variável que indica o gênero e o número de substantivo, podendo também particulariza-lo ou generalizá-lo. É a classe de palavra variável que indica a quantidade de pessoas ou coisas ou marca sua posição em uma série.
ADJETIVO – é a classe de palavra variável que modifica o substantivo ou o pronome substantivo aos quais atribui características, estado, modo de ser, origem e aspecto variados.
LOCUÇÃO ADJETIVA – é a expressão que exerce a função de um adjetivo. É constituída regularmente de preposição + substantivo.
NUMERAL – é a classe de palavra variável que tem a função de indicar quantidade ou posição em determinado período ou contexto.
PRONOMES – é a classe variável de palavras que substitui ou determina um substantivo, uma expressão ou uma oração. O pronome sindicam as três pessoas do discurso, isto é, as que participam ou são objetos da oração.
PRONOME PESSOAL - substitui e indica as três pessoas do discurso e são subdivididos em retos e oblíquos: retos: eu, tu, ele/ela, nós, vós e oblíquos: me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, a, lhe, se, si, consigo, nos, conosco, vos, convosco.
PRONOME TRATAMENTO – é empregado no tratamento cerimonial ou informal e se referem à pessoa com quem se fala ou de quem se fala. São de fato pronomes da segunda pessoa, mas a concordância gramatical com o verbo fica na terceira pessoa.: vossa alteza, vossa eminência, vossa excelência, vossa magnificência, vossa reverendíssima, vossa santidade, vossa senhoria, vossa majestade.
PRONOME POSSESSIVO – estabelecem relação de posse entre o possuidor e o ser possuído: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas.
PRONOME DEMONSTRATIVO – determinam as pessoas gramaticais e indicam a posição no tempo e no espaço das expressões, das orações e dos seres em geral.: este, estes, esta, estas, isto, esse, essa, esses, essas, isso, aquele, aquela. Aqueles, aquelas, aquilo.
PRONOME INDEFINIDO – se refere à terceira pessoa de forma indeterminada e abrangente.: alguns, algumas, nenhum, nenhuma, vários, várias, quantos, quantas, ninguém, alguém etc.
PRONOME INTERROGATIVO – tem por finalidade introduzir uma interrogação.: qual, quais, quanto, quantos, quantas, que, quem.
VERBO – é a classe de palavra que indica ação, estado, fato ou fenômeno da natureza e apresenta flexão de tempo, modo, número e pessoa.
ADVÉRBIO – é a classe de palavra invariável que exprime circunstâncias: afirmação, tempo, lugar, modo, dúvida, negação, intensidade.
PREPOSIÇÃO – é a classe de palavra invariável cuja função é unir e relacionar dois termos de um período: de, ao com, entre, para etc.
INTERJEIÇÃO – é a classe de palavra invariável empregada para exprimir emoções, avisos, desejos etc.
Professora Marilene
Nenhum comentário:
Postar um comentário