Olá,
como prometido aos poucos estou postando atividades que trabalho em sala de aula com meus alunos de Ensino Médio.
Espero que seja de bom proveito à todos....
Boa leitura!!!!
DISSERTAÇÃO
A dissertação é uma
exposição, discussão ou interpretação de uma determinada idéia. Pressupõe um
exame crítico do assunto, lógica, raciocínio, clareza, coerência , objetividade
na exposição, um planejamento de trabalho e uma habilidade de expressão.
No discurso
dissertativo propriamente dito, não se verifica, como na narração, progressão
temporal entre as frases e, na maioria das vezes, o objeto da dissertação é
abstraído do tempo e do espaço
Alguns pontos
essenciais desse tipo de texto são:
a- toda dissertação é
uma demonstração, daí a necessidade de pleno domínio do assunto e habilidade de
argumentação;
b- em conseqüência
disso, impõem-se a fidelidade ao tema;
c- a coerência é tida
como regra de ouro da dissertação;
d- impõem-se sempre o
raciocínio lógico;
e- a linguagem deve
ser objetiva, denotativa; qualquer ambigüidade pode ser um ponto vulnerável na
demonstração do que se quer expôr. Deve ser clara, precisa, natural, original,
nobre , correta gramaticalmente. O discurso deve ser impessoal ( evitar-se o
uso da primeira pessoa.)
O parágrafo é a
unidade mínima do texto e deve apresentar : uma frase contendo a idéia
principal (frase nuclear) e uma ou mais frases que explicitem tal idéia.
Exemplo: “ A televisão mostra uma realidade idealizada ( idéia central) porque
oculta os problemas sociais realmente graves. ( idéia secundária)
1- Exercício - Desenvolva as idéias
apresentadas, construindo frases adequadas:
a- Muitas pessoas que
vivem em grandes cidades sonham com a vida no campo porque...
b- O jornal pode ser
um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que ...
c- As mulheres vêm
conquistando um espaço cada vez maior na vida social e política de muitos
países, no entanto...
d- Muitas pessoas
propõem a pena de morte como medida para conter a violência; outras, porém, ...
e- Muita gente acha
que arte é dispensável, mas ...
f- Devemos lutar para
a preservação do meio ambiente, pois ...
g- O lazer é
necessário ao homem, no entanto...
h- Muitos são contra
as pesquisas espaciais, porque ...
i- Geralmente os
alunos acham dificuldade em elaborar uma dissertação, pois ...
2- Exercício - Com base no exemplo,
desenvolva as frases apresentadas, colocando argumentos que apóiem as idéias
expressas:
Exemplo : idéia
central - A poluição atmosférica deve ser combatida urgentemente.
Desenvolvimento - A
poluição atmosférica deve ser combatida urgentemente, pois a alta concentração
de elementos tóxicos põe em risco a vida de milhares de pessoas, sobretudo
daquelas que sofrem de problemas respiratórios.
a- A propaganda
intensiva de cigarros e bebidas tem levado muita gente ao vício.
b- A televisão é um
dos mais eficazes meios de comunicação criados pelo homem.
c- A violência tem
aumentado assustadoramente nas cidades e hoje parece claro que esse problema
não pode ser resolvido apenas pela polícia.
d- O diálogo entre
pais e filhos parece estar em crise atualmente.
e- O problema dos
sem-terra preocupada cada vez mais a sociedade brasileira.
O parágrafo pode
processar-se de diferentes maneiras:
1- Enumeração -
Caracteriza-se pela exposição de um série de coisas, uma a uma. Presta-se bem à
indicação de características, funções, processos, situações, sempre oferecendo
o complemente necessário à afirmação estabelecida na frase nuclear. Pode-se
enumerar, seguindo-se os critérios de importância, preferência, classificação
ou aleatoriamente.
Exemplo : O
adolescente moderno está se tornando obeso por várias causas: alimentação
inadequada, falta de exercícios sistemáticos e demasiada permanência diante de
computadores e aparelhos de tv.
Exercícios - No seu
caderno , coloque a frase núcleo. Abaixo dela, apenas enumere os elementos que
completarão a frase. Depois monte um parágrafo.
Exemplo: Devido à
expansão das igrejas evangélicas, é grande o número de emissoras que dedicam
parte da sua programação à veiculação de programas religiosos de crenças
variadas.
Enumeração -
a- A Santa Missa em
seu lar
b- Terço Bizantino
c- Despertar da Fé
d- Palavra de Vida
e- Igreja da Graça no
Lar
1- Inúmeras são as
dificuldades com que se defronta o governo brasileiro diante de tantos
desmatamentos, desequilíbrios sociológicos e poluição.
2- Existem várias
razões que levam um homem a enveredar pelos caminhos do crime.
3- A gravidez na
adolescência é um problema seríssimo , porque pode trazer muitas conseqüências
indesejáveis.
4- O lazer é uma
necessidade do cidadão para a sua sobrevivência no mundo atual e vários são os
tipos de lazer .
5- O Novo Código
Nacional de trânsito divide as faltas em várias categorias.
2- Comparação -
A frase nuclear pode-se desenvolver através da comparação, que confronta
idéias, fatos, fenômenos e apresenta-lhes as semelhanças ou dessemelhanças.
Exemplo: “A juventude é uma infatigável aspiração de felicidade; a velhice,
pelo contrário, é dominada por um vago e perrsistente sentimento de dor, porque
já estamos nos convencendo de que a felicidade é uma ilusão, que só o
sofrimento é real. “ ( Arthur Schopenhauer)
Exercícios - A partir
das frases abaixo, desenvolver parágrafos com comparações.
1- A tensão do futebol
é igual à tensão da vida.
2- Uma coisa é
escrever como poeta, outra como historiador.
3- Assim como as
palavras, as expressões fisionômicas também têm a sua linguagem.
4- Indubitavelmente, o
vestibular pode ser comparado a uma angustiante corrida de obstáculos.
5- Comparando-se o
antigo Código Nacional de Trânsito com o atual, percebe-se claramente que a lei
exige mais responsabilidade do motorista.
3- Causa e
conseqüência - A frase nuclear , muitas vezes, encontra no seu desenvolvimento
um segmento causal ( fato motivador) e , em outras situações, um segmento
indicando conseqüências ( fatos decorrentes) .Exemplo : O homem , dia a dia,
perde a dimensão de humanidade que abriga em si, porque os seus olhos teimam
apenas em ver as coisas imediatistas e lucrativas que o rodeiam.
O espírito competitivo
foi excessivamente exercido entre nós, de modo que hoje somos obrigados a viver
numa sociedade fria e inamistosa.
Exercícios - Para
cada assunto apresentado, redija um parágrafo dissertativo com relações de
causa ou conseqüência.
1- O homem atua com
vantagem sobre os outros animais pela sua capacidade de transformar elementos
naturais em instrumentos de dominação.
2- A tecnologia
desenvolveu meios que possibilitam a comunicação entre pessoas separadas por
milhares de quilômetros.
3- Todo município
conta , geralmente, com um sistema de tratamento da água a ser consumida pela
população.
4- Na maioria dos
povos primitivos e civilizados , o casamento monogâmico é encontrado com maior
freqüência que o poligâmico.
5- A punição dos
infratores está mais rigorosa e cara.
4-Tempo e Espaço-
Muitos parágrafos dissertativos marcam temporal e espacialmente a evolução de
idéias, processos. Exemplo: Tempo - A comunicação de massas é
resultado de uma lenta evolução . Primeiro, o homem aprendeu a grunhir. Depois
deu um significado a cada grunhido. Muito depois, inventou a escrita e só
muitos séculos mais tarde é que passou à comunicação de massa.
Espaço - O solo é
influenciado pelo clima. Nos climas úmidos, os solos são profundos. Existe
nessas regiões uma forte decomposição de rochas, isto é, uma forte
transformação da rocha em terra pela umidade e calor. Nas região temperadas e
ainda nas mais frias, a camada do solo é pouco profunda.( Melhem Adas)
Exercícios -
Partindo das frases nucleares abaixo, construir parágrafos dissertativos
ordenados por tempo e espaço.
1- Em todos os tempos,
o mar tem exercido fascinante atração sobre o homem.
2- O homem sempre
buscou proteção ao longo de sua história.
3- O Brasil conta com
tipos de aficcionados por vários esportes.
4- As novelas
brasileiras tentam mostrar não mais apenas o Rio de Janeiro, mas também outras
regiões brasileiras.
5- O homem sempre quis
voar como os pássaros.
6- O uso do cinto de
segurança tem evitado mortes em acidentes de trânsito.
5- Explicitação-
Num parágrafo dissertativo, pode-se conceituar, exemplificar e aclarar as
idéias para torná-las mais compreensíveis. Exemplo : “Artéria é um vaso que
leva sangue proveniente do coração para irrigar os tecidos. Exceto no cordão
umbilical e na ligação entre os pulmões e o coração, todas as artérias contém
sangue vermelho-vivo, recém oxigenado. Na artéria pulmonar, porém, corre sangue
venoso, mais escuro e desoxigenado, que o coração remete para os pulmões para
receber oxigênio e liberar gás carbônico.”
Exercícios -
Explicitar as idéias contidas nas frases nucleares.
1- Cada pessoa define
a seu modo quais as pessoas que devem presentar , e com o quê.
2- Os benefícios do
esporte são muito apregoados hoje em dia.
3- A Internet é um
auxílio rápido e eficaz às pesquisas escolares.
4- Uma mãe que vai
buscar seu filho na escola pode somar muitos pontos e arcar com uma grande
quantidade de dinheiro em multas, se não obedecer ao novo Código Nacional de
Trânsito.
Antes de se iniciar a
elaboração de uma dissertação, deve delimitar-se o tema que será desenvolvido e
que poderá ser enfocado sob diversos aspectos. Se , por exemplo, o tema é a
questão indígena, ela poderá ser desenvolvida a partir das seguintes idéias:
a- A violência contra
os povos indígenas é uma constante na história do Brasil.
b- O surgimento de
várias entidades de defesa das populações indígenas.
c- A visão idealizada
que o europeu ainda tem do índio brasileiro.
d- A invasão da
Amazônia e a perda da cultura indígena.
Depois de delimitar o
tema que você vai desenvolver , deve fazer a estruturação do texto.
A estrutura do texto
dissertativo constitui-se de:
1- introdução -
deve conter a idéia principal a ser desenvolvida ( geralmente um ou dois parágrafos.
) É a abertura do texto, por isso é fundamental. Deve ser clara e chamar a
atenção para dois itens básicos: os objetivos do texto e o plano do
desenvolvimento. Contém a proposição do tema, seus limites, ângulo de análise e
a hipótese ou a tese a ser defendida.
2- desenvolvimento
- exposição de elementos que vão fundamentar a idéia principal que
pode vir especificada através da argumentação, de pormenores , da ilustração,
da causa e da conseqüência, das definições, dos dados estatísticos, da ordenação
cronológica, da interrogação e da citação. No desenvolvimento são usados tantos
parágrafos quantos forem necessários para a completa exposição da idéia. E
esses parágrafos podem ser estruturados das cinco maneiras expostas acima.
3- conclusão -
é a retomada da idéia principal, que agora deve aparecer de forma muito mais
convincente, uma vez que já foi fundamentada durante o desenvolvimento da
dissertação. ( um parágrafo) .Deve, pois, conter de forma sintética, o objetivo
proposto na instrução, a confirmação da hipótese ou da tese, acrescida da
argumentação básica empregada no desenvolvimento.
Observe o texto
abaixo:
Vida
ou Morte
INTRODUÇÃO
|
A grande produção de
armas nucleares, com seu incrível potencial destrutivo, criou uma situação
ímpar na história da humanidade: pela primeira vez, os homens têm nas mãos o
poder de extinguir totalmente a sua própria raça da face do planeta.
|
DESENVOLVIMENTO
|
A capacidade de
destruição das novas armas é tão grande que, se fossem usadas num conflito
mundial, as conseqüências de apenas algumas explosões seriam tão extensas que
haveria forte possibilidade de se chegar ao aniquilamento total da espécie
humana. Não haveria como sobreviver a um conflito dessa natureza, pois todas
as regiões seriam rapidamente atingidas pelos efeitos mortíferos das
explosões.
|
CONCLUSÃO
|
Só resta, pois, ao
homem um saída: mudar essas situação desistindo da corrida armamentista e
desviando para fins pacíficos os imensos recursos econômicos envolvidos nessa
empreitada suicida. Ou os homens aprendem a conviver em paz , em escala
mundial, ou simplesmente não haverá mais convivência de espécie alguma, daqui
a algum tempo. ( Texto adaptado do artigo “Paz e corrida armamentista” in
Douglas Tufano, p. 47)
|
Na introdução, o autor
apresenta o tema ( desenvolvimento científico levou o homem a produzir bombas
que possibilitam a destruição total da humanidade), no desenvolvimento, ele
expõe os argumentos que apóiam a sua afirmação inicial e na conclusão, conclui
o seu pensamento inicial , com base nos argumentos.
Na dissertação,
podem-se construir frases de sentido geral ou de sentido específico,
particular. Às vezes, uma afirmação de sentido geral pode não ser inaceitável,
mas se for particularizada torna-se aceitável. Exemplo: É proibido falar ao
telefone celular . ( sentido geral ) É proibido falar ao telefone celular
dirigindo. ( sentido específico)
Exercícios - Faça as
especificações das afirmações, tornando-as aceitáveis.
a- A liberdade é
perigosa.
b- Caminhar faz mal ao
coração.
c- Assistir a televisão
é prejudicial à criança.
d- Conduzir
motocicleta é proibido.
Quando o autor se
preocupa principalmente em expor suas idéias a respeito do tema abordado, fica
claro que seu objetivo é fazer com que o leitor concorde com ele. Nesse caso ,
tem-se a dissertação argumentativa Para que a argumentação seja eficiente, o
raciocínio deve ser exposto de maneira lógica, clara e coerente.
O autor de uma
dissertação deve ter sempre em mente, as possíveis reações do leitor e por
isso, devem-se considerar todas as possíveis contra-argumentações, a fim de que
possa “ cercar” o leitor no sentido de evitar possíveis desmentidos da tese que
se está defendendo. As evidências são o melhor argumento.
As referências
bibliográficas estar de acordo com as normas da ABNT ( Associação Brasileira de
Normas Técnicas) .
A bibliografia final
deve seguir o seguinte padrão :
a- Autor - último
sobrenome com letra maiúscula, separado dos vírgula dos outros prenomes;( ponto
e dois espaços ou travessão )
b- Título - sublinhar
ou colocar em itálico ;( ponto)
c- Anotador ou
tradutor -( ponto)
d- Número da edição -
se for a primeira , não se indica. Algarismo arábico, ponto, ed.(vírgula)
e- Casa publicadora -
nome da casa ( vírgula)
f- Ano da Publicação -
em algarismo arábico ( ponto)
g- Número de páginas
ou volumes - em algarismos arábicos ( ponto ) Abrevia-se p. e não pag ou pg.
h- Ilustrações - se
necessário ( ponto)
i- Série ou coleções -
em algarismos arábicos, entre parênteses (ponto )
EXERCÍCIO
GERAIS DE DISSERTAÇÃO
Escrever textos
dissertativos:
a- O menor abandonado
b- A droga é uma droga
c- O jeitinho
brasileiro
d- O mês da moleza
e- O jornal serve para
informar e para embrulhar
f- O problema do menor
é o maior
g- A TV une e separa
as pessoas
h- O dinheiro não
compra tudo
i- Computador, a invenção
do século
j- Ser jovem hoje
k- Legalização do
aborto
l- A atuação humana
sobre a natureza
m- A queda de
qualidade no ensino oficial de I e II graus
n- Os benefícios do
esporte
Esquema comparativo
DESCRIÇÃO
|
NARRAÇÃO
|
DISSERTAÇÃO
|
|
Conteúdo
específico
|
Retrato
verbal: imagem: aspectos que caracterizam, singularizam o ser ou objeto
descrito.
|
Fatos
- pessoas e ações que geram o fato e as circunstâncias em que este ocorre:
tempo, lugar, causa, conseqüência, etc.
|
Idéias
- exposição , debate, interpretação, avaliação - explicar, discutir,
interpretar, avaliar idéias.
|
Faculdade
humana
|
observação-
percepção-relativismo desta percepção
|
imaginação
(fatos fictícios) - pesquisa- observação (fatos reais)
|
predomínio
da razão - reflexão - raciocínio- argumentação.
|
Trabalho
de composição
|
.coleta
de dados - . .seleção de imagens, aspectos - os mais singularizantes
.classificação
- enumeração das imagens e/ou aspectos selecionados
|
.
levantamento (criação ou pesquisa) dos fatos
.
organização dos elementos narrativos (fatos, personagens, ambiente, tempo e
outras circunstâncias)
.classificação-sucessão
|
.
levantamento das idéias
.definição
do ponto de vista dissertativo: exposição,discussão, interpretação.
|
Formas
|
descrição
subjetiva:
criação, estrutura mais livre
descrição
objetiva:
precisão, descrição e modo científico.
|
Narração
artística : subjetividade,
criação, fatos fictícios
narração
objetiva: fatos
reais, fidelidade.
|
Dissertação
científica -
objetividade, coerência, solidez na argumentação, ausência de intervenções pessoais,
emocionais, análise de idéias.
Dissertação
literária -
criatividade e argumentação.
|
BIBLIOGRAFIA
1- FARACO, Carlos e
Francisco Moura . - Para Gostar de Escrever . 3 ed. São Paulo,
Editora Ática , 1986.
2- TUFANO, Douglas .
- Estudos de Redação. 3 ed. São Paulo, Editora Moderna, 1992.
3- BRAIT, Negrini e
Lourenço. - Aulas de Redação . São Paulo, Atual Editora, 1980.
4- FARACO, Carlos.
- Trabalhando com a Narrativa. São Paulo, Editora Ática, 1992.
5- MAGALHÃES, Roberto.
- Técnicas de Redação. 3 ed. São Paulo, Editora do Brasil.
6- BARROS, Jayme.
- Encontros de Redação. São Paulo, Editora Moderna, 1987.
7- IGNÁCIO, Sebastião
Expedito. - Redação Escolar e Acadêmica. Araraquara, ILCSE,
1984.
BOA AULA!!!!
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