segunda-feira, 4 de março de 2013

TIPOS DE INTRODUÇÃO


Olá,
como prometido aos poucos estou postando atividades que trabalho em sala de aula com meus alunos de Ensino Médio.
Espero que seja de bom proveito à todos....
Boa leitura!!!!

DISSERTAÇÃO
A dissertação é uma exposição, discussão ou interpretação de uma determinada idéia. Pressupõe um exame crítico do assunto, lógica, raciocínio, clareza, coerência , objetividade na exposição, um planejamento de trabalho e uma habilidade de expressão.
No discurso dissertativo propriamente dito, não se verifica, como na narração, progressão temporal entre as frases e, na maioria das vezes, o objeto da dissertação é abstraído do tempo e do espaço
Alguns pontos essenciais desse tipo de texto são:
a- toda dissertação é uma demonstração, daí a necessidade de pleno domínio do assunto e habilidade de argumentação;
b- em conseqüência disso, impõem-se a fidelidade ao tema;
c- a coerência é tida como regra de ouro da dissertação;
d- impõem-se sempre o raciocínio lógico;
e- a linguagem deve ser objetiva, denotativa; qualquer ambigüidade pode ser um ponto vulnerável na demonstração do que se quer expôr. Deve ser clara, precisa, natural, original, nobre , correta gramaticalmente. O discurso deve ser impessoal ( evitar-se o uso da primeira pessoa.)
O parágrafo é a unidade mínima do texto e deve apresentar : uma frase contendo a idéia principal (frase nuclear) e uma ou mais frases que explicitem tal idéia. Exemplo: “ A televisão mostra uma realidade idealizada ( idéia central) porque oculta os problemas sociais realmente graves. ( idéia secundária)
1- Exercício - Desenvolva as idéias apresentadas, construindo frases adequadas:
a- Muitas pessoas que vivem em grandes cidades sonham com a vida no campo porque...
b- O jornal pode ser um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que ...
c- As mulheres vêm conquistando um espaço cada vez maior na vida social e política de muitos países, no entanto...
d- Muitas pessoas propõem a pena de morte como medida para conter a violência; outras, porém, ...
e- Muita gente acha que arte é dispensável, mas ...
f- Devemos lutar para a preservação do meio ambiente, pois ...
g- O lazer é necessário ao homem, no entanto...
h- Muitos são contra as pesquisas espaciais, porque ...
i- Geralmente os alunos acham dificuldade em elaborar uma dissertação, pois ...
2- Exercício - Com base no exemplo, desenvolva as frases apresentadas, colocando argumentos que apóiem as idéias expressas:
Exemplo : idéia central - A poluição atmosférica deve ser combatida urgentemente.
Desenvolvimento - A poluição atmosférica deve ser combatida urgentemente, pois a alta concentração de elementos tóxicos põe em risco a vida de milhares de pessoas, sobretudo daquelas que sofrem de problemas respiratórios.
a- A propaganda intensiva de cigarros e bebidas tem levado muita gente ao vício.
b- A televisão é um dos mais eficazes meios de comunicação criados pelo homem.
c- A violência tem aumentado assustadoramente nas cidades e hoje parece claro que esse problema não pode ser resolvido apenas pela polícia.
d- O diálogo entre pais e filhos parece estar em crise atualmente.
e- O problema dos sem-terra preocupada cada vez mais a sociedade brasileira.

O parágrafo pode processar-se de diferentes maneiras:
1- Enumeração - Caracteriza-se pela exposição de um série de coisas, uma a uma. Presta-se bem à indicação de características, funções, processos, situações, sempre oferecendo o complemente necessário à afirmação estabelecida na frase nuclear. Pode-se enumerar, seguindo-se os critérios de importância, preferência, classificação ou aleatoriamente.
Exemplo : O adolescente moderno está se tornando obeso por várias causas: alimentação inadequada, falta de exercícios sistemáticos e demasiada permanência diante de computadores e aparelhos de tv.
Exercícios - No seu caderno , coloque a frase núcleo. Abaixo dela, apenas enumere os elementos que completarão a frase. Depois monte um parágrafo.
Exemplo: Devido à expansão das igrejas evangélicas, é grande o número de emissoras que dedicam parte da sua programação à veiculação de programas religiosos de crenças variadas.
Enumeração -
a- A Santa Missa em seu lar
b- Terço Bizantino
c- Despertar da Fé
d- Palavra de Vida
e- Igreja da Graça no Lar
1- Inúmeras são as dificuldades com que se defronta o governo brasileiro diante de tantos desmatamentos, desequilíbrios sociológicos e poluição.
2- Existem várias razões que levam um homem a enveredar pelos caminhos do crime.
3- A gravidez na adolescência é um problema seríssimo , porque pode trazer muitas conseqüências indesejáveis.
4- O lazer é uma necessidade do cidadão para a sua sobrevivência no mundo atual e vários são os tipos de lazer .
5- O Novo Código Nacional de trânsito divide as faltas em várias categorias.
2- Comparação - A frase nuclear pode-se desenvolver através da comparação, que confronta idéias, fatos, fenômenos e apresenta-lhes as semelhanças ou dessemelhanças. Exemplo: “A juventude é uma infatigável aspiração de felicidade; a velhice, pelo contrário, é dominada por um vago e perrsistente sentimento de dor, porque já estamos nos convencendo de que a felicidade é uma ilusão, que só o sofrimento é real. “ ( Arthur Schopenhauer)
Exercícios - A partir das frases abaixo, desenvolver parágrafos com comparações.
1- A tensão do futebol é igual à tensão da vida.
2- Uma coisa é escrever como poeta, outra como historiador.
3- Assim como as palavras, as expressões fisionômicas também têm a sua linguagem.
4- Indubitavelmente, o vestibular pode ser comparado a uma angustiante corrida de obstáculos.
5- Comparando-se o antigo Código Nacional de Trânsito com o atual, percebe-se claramente que a lei exige mais responsabilidade do motorista.
3- Causa e conseqüência - A frase nuclear , muitas vezes, encontra no seu desenvolvimento um segmento causal ( fato motivador) e , em outras situações, um segmento indicando conseqüências ( fatos decorrentes) .Exemplo : O homem , dia a dia, perde a dimensão de humanidade que abriga em si, porque os seus olhos teimam apenas em ver as coisas imediatistas e lucrativas que o rodeiam.
O espírito competitivo foi excessivamente exercido entre nós, de modo que hoje somos obrigados a viver numa sociedade fria e inamistosa.
Exercícios - Para cada assunto apresentado, redija um parágrafo dissertativo com relações de causa ou conseqüência.
1- O homem atua com vantagem sobre os outros animais pela sua capacidade de transformar elementos naturais em instrumentos de dominação.
2- A tecnologia desenvolveu meios que possibilitam a comunicação entre pessoas separadas por milhares de quilômetros.
3- Todo município conta , geralmente, com um sistema de tratamento da água a ser consumida pela população.
4- Na maioria dos povos primitivos e civilizados , o casamento monogâmico é encontrado com maior freqüência que o poligâmico.
5- A punição dos infratores está mais rigorosa e cara.
4-Tempo e Espaço- Muitos parágrafos dissertativos marcam temporal e espacialmente a evolução de idéias, processos. Exemplo: Tempo - A comunicação de massas é resultado de uma lenta evolução . Primeiro, o homem aprendeu a grunhir. Depois deu um significado a cada grunhido. Muito depois, inventou a escrita e só muitos séculos mais tarde é que passou à comunicação de massa.
Espaço - O solo é influenciado pelo clima. Nos climas úmidos, os solos são profundos. Existe nessas regiões uma forte decomposição de rochas, isto é, uma forte transformação da rocha em terra pela umidade e calor. Nas região temperadas e ainda nas mais frias, a camada do solo é pouco profunda.( Melhem Adas)
Exercícios - Partindo das frases nucleares abaixo, construir parágrafos dissertativos ordenados por tempo e espaço.
1- Em todos os tempos, o mar tem exercido fascinante atração sobre o homem.
2- O homem sempre buscou proteção ao longo de sua história.
3- O Brasil conta com tipos de aficcionados por vários esportes.
4- As novelas brasileiras tentam mostrar não mais apenas o Rio de Janeiro, mas também outras regiões brasileiras.
5- O homem sempre quis voar como os pássaros.
6- O uso do cinto de segurança tem evitado mortes em acidentes de trânsito.
5- Explicitação- Num parágrafo dissertativo, pode-se conceituar, exemplificar e aclarar as idéias para torná-las mais compreensíveis. Exemplo : “Artéria é um vaso que leva sangue proveniente do coração para irrigar os tecidos. Exceto no cordão umbilical e na ligação entre os pulmões e o coração, todas as artérias contém sangue vermelho-vivo, recém oxigenado. Na artéria pulmonar, porém, corre sangue venoso, mais escuro e desoxigenado, que o coração remete para os pulmões para receber oxigênio e liberar gás carbônico.”
Exercícios - Explicitar as idéias contidas nas frases nucleares.
1- Cada pessoa define a seu modo quais as pessoas que devem presentar , e com o quê.
2- Os benefícios do esporte são muito apregoados hoje em dia.
3- A Internet é um auxílio rápido e eficaz às pesquisas escolares.
4- Uma mãe que vai buscar seu filho na escola pode somar muitos pontos e arcar com uma grande quantidade de dinheiro em multas, se não obedecer ao novo Código Nacional de Trânsito.
Antes de se iniciar a elaboração de uma dissertação, deve delimitar-se o tema que será desenvolvido e que poderá ser enfocado sob diversos aspectos. Se , por exemplo, o tema é a questão indígena, ela poderá ser desenvolvida a partir das seguintes idéias:
a- A violência contra os povos indígenas é uma constante na história do Brasil.
b- O surgimento de várias entidades de defesa das populações indígenas.
c- A visão idealizada que o europeu ainda tem do índio brasileiro.
d- A invasão da Amazônia e a perda da cultura indígena.
Depois de delimitar o tema que você vai desenvolver , deve fazer a estruturação do texto.
A estrutura do texto dissertativo constitui-se de:
1- introdução - deve conter a idéia principal a ser desenvolvida ( geralmente um ou dois parágrafos. ) É a abertura do texto, por isso é fundamental. Deve ser clara e chamar a atenção para dois itens básicos: os objetivos do texto e o plano do desenvolvimento. Contém a proposição do tema, seus limites, ângulo de análise e a hipótese ou a tese a ser defendida.
2- desenvolvimento - exposição de elementos que vão fundamentar a idéia principal que pode vir especificada através da argumentação, de pormenores , da ilustração, da causa e da conseqüência, das definições, dos dados estatísticos, da ordenação cronológica, da interrogação e da citação. No desenvolvimento são usados tantos parágrafos quantos forem necessários para a completa exposição da idéia. E esses parágrafos podem ser estruturados das cinco maneiras expostas acima.
3- conclusão - é a retomada da idéia principal, que agora deve aparecer de forma muito mais convincente, uma vez que já foi fundamentada durante o desenvolvimento da dissertação. ( um parágrafo) .Deve, pois, conter de forma sintética, o objetivo proposto na instrução, a confirmação da hipótese ou da tese, acrescida da argumentação básica empregada no desenvolvimento.
Observe o texto abaixo:
Vida ou Morte
INTRODUÇÃO
A grande produção de armas nucleares, com seu incrível potencial destrutivo, criou uma situação ímpar na história da humanidade: pela primeira vez, os homens têm nas mãos o poder de extinguir totalmente a sua própria raça da face do planeta.
DESENVOLVIMENTO
A capacidade de destruição das novas armas é tão grande que, se fossem usadas num conflito mundial, as conseqüências de apenas algumas explosões seriam tão extensas que haveria forte possibilidade de se chegar ao aniquilamento total da espécie humana. Não haveria como sobreviver a um conflito dessa natureza, pois todas as regiões seriam rapidamente atingidas pelos efeitos mortíferos das explosões.
CONCLUSÃO
Só resta, pois, ao homem um saída: mudar essas situação desistindo da corrida armamentista e desviando para fins pacíficos os imensos recursos econômicos envolvidos nessa empreitada suicida. Ou os homens aprendem a conviver em paz , em escala mundial, ou simplesmente não haverá mais convivência de espécie alguma, daqui a algum tempo. ( Texto adaptado do artigo “Paz e corrida armamentista” in Douglas Tufano, p. 47)
Na introdução, o autor apresenta o tema ( desenvolvimento científico levou o homem a produzir bombas que possibilitam a destruição total da humanidade), no desenvolvimento, ele expõe os argumentos que apóiam a sua afirmação inicial e na conclusão, conclui o seu pensamento inicial , com base nos argumentos.
Na dissertação, podem-se construir frases de sentido geral ou de sentido específico, particular. Às vezes, uma afirmação de sentido geral pode não ser inaceitável, mas se for particularizada torna-se aceitável. Exemplo: É proibido falar ao telefone celular . ( sentido geral ) É proibido falar ao telefone celular dirigindo. ( sentido específico)
Exercícios - Faça as especificações das afirmações, tornando-as aceitáveis.
a- A liberdade é perigosa.
b- Caminhar faz mal ao coração.
c- Assistir a televisão é prejudicial à criança.
d- Conduzir motocicleta é proibido.
Quando o autor se preocupa principalmente em expor suas idéias a respeito do tema abordado, fica claro que seu objetivo é fazer com que o leitor concorde com ele. Nesse caso , tem-se a dissertação argumentativa Para que a argumentação seja eficiente, o raciocínio deve ser exposto de maneira lógica, clara e coerente.
O autor de uma dissertação deve ter sempre em mente, as possíveis reações do leitor e por isso, devem-se considerar todas as possíveis contra-argumentações, a fim de que possa “ cercar” o leitor no sentido de evitar possíveis desmentidos da tese que se está defendendo. As evidências são o melhor argumento.
As referências bibliográficas estar de acordo com as normas da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) .
A bibliografia final deve seguir o seguinte padrão :
a- Autor - último sobrenome com letra maiúscula, separado dos vírgula dos outros prenomes;( ponto e dois espaços ou travessão )
b- Título - sublinhar ou colocar em itálico ;( ponto)
c- Anotador ou tradutor -( ponto)
d- Número da edição - se for a primeira , não se indica. Algarismo arábico, ponto, ed.(vírgula)
e- Casa publicadora - nome da casa ( vírgula)
f- Ano da Publicação - em algarismo arábico ( ponto)
g- Número de páginas ou volumes - em algarismos arábicos ( ponto ) Abrevia-se p. e não pag ou pg.
h- Ilustrações - se necessário ( ponto)
i- Série ou coleções - em algarismos arábicos, entre parênteses (ponto )
EXERCÍCIO GERAIS DE DISSERTAÇÃO
Escrever textos dissertativos:
a- O menor abandonado
b- A droga é uma droga
c- O jeitinho brasileiro
d- O mês da moleza
e- O jornal serve para informar e para embrulhar
f- O problema do menor é o maior
g- A TV une e separa as pessoas
h- O dinheiro não compra tudo
i- Computador, a invenção do século
j- Ser jovem hoje
k- Legalização do aborto
l- A atuação humana sobre a natureza
m- A queda de qualidade no ensino oficial de I e II graus
n- Os benefícios do esporte
Esquema comparativo
DESCRIÇÃO
NARRAÇÃO
DISSERTAÇÃO
Conteúdo específico
Retrato verbal: imagem: aspectos que caracterizam, singularizam o ser ou objeto descrito.
Fatos - pessoas e ações que geram o fato e as circunstâncias em que este ocorre: tempo, lugar, causa, conseqüência, etc.
Idéias - exposição , debate, interpretação, avaliação - explicar, discutir, interpretar, avaliar idéias.
Faculdade humana
observação- percepção-relativismo desta percepção
imaginação (fatos fictícios) - pesquisa- observação (fatos reais)
predomínio da razão - reflexão - raciocínio- argumentação.
Trabalho de composição
.coleta de dados - . .seleção de imagens, aspectos - os mais singularizantes
.classificação - enumeração das imagens e/ou aspectos selecionados
. levantamento (criação ou pesquisa) dos fatos
. organização dos elementos narrativos (fatos, personagens, ambiente, tempo e outras circunstâncias)
.classificação-sucessão
. levantamento das idéias
.definição do ponto de vista dissertativo: exposição,discussão, interpretação.
Formas
descrição subjetiva: criação, estrutura mais livre
descrição objetiva: precisão, descrição e modo científico.
Narração artística : subjetividade, criação, fatos fictícios
narração objetiva: fatos reais, fidelidade.
Dissertação científica - objetividade, coerência, solidez na argumentação, ausência de intervenções pessoais, emocionais, análise de idéias.
Dissertação literária - criatividade e argumentação.
BIBLIOGRAFIA
1- FARACO, Carlos e Francisco Moura . - Para Gostar de Escrever . 3 ed. São Paulo, Editora Ática , 1986.
2- TUFANO, Douglas . - Estudos de Redação. 3 ed. São Paulo, Editora Moderna, 1992.
3- BRAIT, Negrini e Lourenço. - Aulas de Redação . São Paulo, Atual Editora, 1980.
4- FARACO, Carlos. - Trabalhando com a Narrativa. São Paulo, Editora Ática, 1992.
5- MAGALHÃES, Roberto. - Técnicas de Redação. 3 ed. São Paulo, Editora do Brasil.
6- BARROS, Jayme. - Encontros de Redação. São Paulo, Editora Moderna, 1987.
7- IGNÁCIO, Sebastião Expedito. - Redação Escolar e Acadêmica. Araraquara, ILCSE, 1984.



BOA AULA!!!!

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