segunda-feira, 8 de julho de 2013

História dos livros



Os livros são, na verdade, portas mágicas. Por meio deles podemos conhecer pessoas diferentes e viajar por mundos distantes. No dia 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. Que tal, então, saber um pouco mais sobre a história dessas portas mágicas?
Na Antiguidade e no começo da Idade Média, os livros eram manuscritos e consistiam em rolos de papiro ou de pergaminho. Na Europa, livros formados por páginas costuradas em uma lombada surgiram no século XIII. Mas ainda eram manuscritos, o que os tornava raros e caros. Os chineses foram os pioneiros na arte de imprimir livros, usando blocos de madeira com caracteres entalhados. Passava-se tinta nesses blocos, que eram em seguida aplicados ao papel.
Os primeiros livros tratavam de magia ou de temas escolares. Mas o livro mais antigo de que se tem conhecimento é datado de 11 de maio de 868 e foi encontrado nas grutas de Dunhuang, na região chinesa de Xinjiang (Sinkiang). São discursos de Buda para seu discípulo Subhuti. Por volta de 1040, o alquimista chinês Pi Cheng usou argila cozida para produzir os primeiros tipos móveis, os quais podiam ser reutilizados após a impressão, porque as letras eram entalhadas separadamente. O conhecimento dos tipos móveis chegou à Europa muitos anos depois e foi aperfeiçoado pelo alemão Johannes Gensfleisch Gutenberg (1400-68) que, em 1438, começou a fazer impressões com tipos de metal, que proporcionavam maior nitidez à escrita. Uniu os tipos metálicos em palavras, frases, parágrafos e, finalmente, páginas. Seu livro mais famoso é a Bíblia de Gutenberg, impressa entre 1451 e 1456.
          Em 1448, Gutenberg se associou a Johann Fust, que financiou a criação da imprensa. A sociedade dos dois terminou em 1455. Fust processou Gutenberg e exigiu que ele lhe entregasse seu material como pagamento do empréstimo. Isso levou Gutenberg à ruína.
            Que tal agora pegar na estante aquele livro esquecido? Gostou da ideia? Então boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário